sexta-feira, 14 de junho de 2013

Jornal Alvorada de São Felix do Araguaia é tema no último dia de Colóquio de Jornalismo


Da Redação (Tharija Grisólia)

Marluce Scaloppe/Foto: Geslaine dos Reis

 Nesta sexta-feira, o VII Colóquio de Jornalismo da Unemat, Campus de Alto Araguaia, recebe em seu encerramento, a jornalista e professora Marluce de Oliveira Machado Scaloppe, para proferir a palestra sobre “A história do jornalismo em Mato Grosso”. Marluce irá abordar a história do jornalismo local, dando destaque em seu recente trabalho, o livro: “Práticas midiáticas e cidadania no Araguaia – O jornal Alvorada”, resultado de sua pesquisa de mestrado em História na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). A palestra começará a partir das 19h30 no auditório do Centro de Pesquisa de Alto Araguaia.
O Jornal Alvorada nasceu em São Felix do Araguaia, na década de 70, em pleno regime militar e, é considerado o mais antigo jornal alternativo do Brasil. Segundo Marluce, o jornal tinha como jornalistas, a própria população da região, que atuava desde a cobertura das matérias até sua impressão. Muitos desses colaboradores, explica a professora, escreviam para o jornal em forma de charges e quadrinhos. “Suas colaborações traziam uma perfeita exposição do quadro nacional da época, que se encontrava, inclusive, sofrendo com a ditadura, o que não os inibiam nas publicações das matérias, sendo muitas vezes, mais realistas e transparentes que jornais de maior divulgação”, declara a autora, que é natural de Alto Araguaia-MT.
Após a palestra, o evento segue com a participação de Marcio Florestan Berestinas, promotor de justiça Criminal da Comarca de Alto Araguaia e Luiz Alberto Esteves Scaloppe, procurador de justiça de Defesa do Meio Ambiente e da Ordem Urbanística do Estado de Mato Grosso, abordando o tema “Direito, Política e Comunicação”.

O VII Colóquio de Jornalismo da Unemat, Campus de Alto Araguaia, é uma realização do Departamento de Jornalismo e trouxe em sua programação jornalistas renomados do estado, sendo alguns deles, formados pela instituição. O evento teve este ano como tema principal a regionalidade na profissão de jornalismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário